Logo Atual-IT
       

4 melhores práticas para evitar perda de dados em pequenas empresas   

Por mais que toda empresa tenha suas medidas de segurança, a perda de dados é sempre um fator para redobrar os cuidados com informações críticas. Afinal, danos nos equipamentos, falha humana, desastres e ataques virtuais são exemplos simples de fatores que desestabilizam essa segurança, principalmente em pequenas empresas.  

Com o passar do tempo, informações corporativas estão ficando cada vez mais completas e detalhadas, por conta de ferramentas e levantamentos de dados cada vez mais modernos. Nesse mesmo sentido, a aplicação de backups e o aumento de cuidados cibernéticos também precisam aumentar. 

Em outras palavras, falaremos abaixo, quais são as principais soluções e serviços de TI que evitam problemas sobre vazamentos de dados no seu negócio e nas empresas dos seus clientes. 

Então, leia atentamente o artigo que preparamos e entenda como aplicar 4 práticas que evitam perda de dados em pequenas empresas! 

 

1 – Backup periódico contra perda de dados 

Primeiramente, há uma regra bem clara e simples sobre proteção de dados com backup: quanto maior o número de backups realizados no dia, maior é a preservação dos arquivos na empresa. Nesse sentido, com uma frequência maior de recuperação de dados feita, mais segurança sua equipe tem em preservar o progresso de qualquer atividade realizada.  

Então, uma ótima sugestão para aplicar na sua empresa é: programe os sistemas e oriente seus clientes sobre essa estratégia de segurança. Isso porque, é vital que os seus clientes entendam como a preservação de dados poupa muito tempo das equipes em casos de desastres e ataques cibernéticos. 

Em geral, é muito comum que as empresas mantenha um único backup diário, que acontecerá apenas no final do expediente. Porém, nunca sabemos quando algum problema que arrisque os arquivos empresariais acontecerá. E é exatamente por isso que maiores frequências de backup auxiliam a prevenir e diminuir perdas de dados no trabalho.  

 

2 – Equipe bem treinada e organizada 

Ter uma equipe que domina o assunto “preservação de dados”, gera muito mais confiança e credibilidade para os seus clientes. Sendo assim, você precisa ir além do departamento técnico e realizar um treinamento preciso dos seus profissionais sobre esse aspecto de preservação de dados. 

Por exemplo: por mais que o seu setor comercial não seja o responsável por ir até o cliente e aplicar as ferramentas de backup, são eles que explicam e fazem com que outras empresas entendam e queiram as ferramentas para evitar perda de informações.   

Sendo assim, saber oferecer, aplicar e dar suporte em backups é um alinhamento na equipe que gera benefícios tanto para a sua empresa (se posicionando no mercado como uma  especialista), quanto para as empresas contratantes (buscando soluções reais e eficientes contra perda de dados) 

Aplique o backup 3x2x1! 

Uma das melhores aplicações de dados que garante uma cópia de dados sempre em mãos é o backup 3x2x1. Mas, você sabe o que é esse tipo de backup? 

Basicamente, essa prática gera três cópias de um arquivo, onde duas delas serão armazenadas em diferentes mídias, enquanto a terceira cópia fica preservada fora do ambiente empresarial.  

Nesse sentido, manter cópias preservadas em diferentes locais faz com que, mesmo em situações em que um imprevisto faça arquivos sumirem, você sempre terá uma cópia pronta para ser usada e dar continuidade no trabalho das equipes. 

 

Teste de recuperação de dados para diminuir perda de dados 

Por último, mas não menos importante, o teste de monitoramento da restauração de dados também é uma forte e importante alternativa para quem busca preservar dados empresariais. Isso porque, essa é uma maneira de conferir se há algo de errado que impeça a restauração de um dado, caso precise.  

Isso porque, você não quer que seu cliente espere um desastre cibernético acontecer para ver se realmente algo pode ser recuperado ou não.  

Usando este tipo de teste e monitoramento, fica muito mais fácil identificar e solucionar qualquer fator que atrapalhe a recuperação de um arquivo importante para pequenas empresas. 

 

Por fim, gostou das nossas boas práticas para evitar a perda de dados na sua empresa? Acesse mais materiais como este em nosso blog e confira! Ah, e para uma assistência completa que aumente a segurança da sua empresa, entre em contato e fale com a nossa equipe!